ESTA COM DÚVIDA QUE BEBIDA SERVIR NO SEU JANTAR ESPECIAL? AQUI ESTÁ UMA BOA DICA.

Vinhos sempre são bem-vindos, mas, precisa ser escolhido com cuidado, porque  existem os tipos certos para combinar com massas, carnes, peixes e aves.

Se o vinho provoca uma sensação de amargor e acidez, o prato deve ter uma carne mais leve e com molhos mais agridoces para manter o equilíbrio

Mas a preocupação não se limita apenas na perfeita harmonia entre prato e vinho. As Taças alteram o gosto, pois determinadas taças acentuam ou encobrem os paladares da bebida. Isso acontece porque, em cada região da língua as papilas sentem determinados sabores. As papilas localizadas na ponta detectam o açúcar e o sal. Já na lateral, é sentida a acidez e no meio a adstringência, ( Sensação de adstringência é a sensação tátil de constrição das mucosas da boca pelo excesso de tanino. O sabor de uma fruta verde, vinho, é o resultado do tanino. Tanino é percebido muitas vezes como sabor levemente amargo, mas mais comumente como sensação adstringente).

Se a escolha for por  uma taça com pouca abertura que direcione o líquido para o meio da língua, irá sentir ainda mais a adstringência,  ou seja o sabor com um leve amargo.

A temperatura ambiente também é outro fator fundamental. Champagnes e espumantes devem ser servidos entre 4ºC e 8º C, vinhos brancos suaves, de 10 ºC a 12 ºC, rosados, de 8 ºC a 12 ºC, tintos de médio corpo, de 12 ºC a 16 ºC e vinhos tintos encorpados, de 16 ºC a 18 ºC. Não adianta escolher um vinho de qualidade que complete os sabores e servir na temperatura errada.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: